Pesquisa realizada na Ufersa aponta alternativa inovadora para a produção de sal a partir de águas hipersalinas

Por Jean Berg Alves

Foto: Reprodução Internet

O estado do Rio Grande do Norte é destaque nacional na extração de sal marinho com uma produção que ultrapassa os 90% de todo sal produzido no Brasil, gerando pelo menos 15 mil empregos diretos, de acordo com as entidades representativas de produtores. Apesar de todo este potencial, existe ainda uma forte polêmica ligada a questões ambientais na produção.

Outro ponto importante é a forma de extração deste produto que, em muitos casos, são feitas utilizando os mesmos processos há mais de 100 anos. Os investimentos em pesquisas para otimizar o processo produtivo é um caminho que pode tanto amenizar os impactos causados pela produção salineira, como aumentar a competitividade do setor.

Neste sentido um grupo de pesquisa, liderado pelo professor Clodomiro Alves Júnior, da Ufersa, tem trabalhado com desenvolvimento de tecnologias alternativas para a extração do sal. Uma destas pesquisas ganhou destaque este mês na Revista Pesquisa Fapesp, um dos ícones na difusão cientifica brasileira.

O trabalho foi conduzido pela discente Liliane Ferreira de Araújo Almada do mestrado em Ciência e Engenharia de Materiais da Ufersa e publicado em um importante periódico internacional o Journal of Physics D-Applied Physics, Na pesquisa ficou demonstrado que o uso da tecnologia de plasma a frio pode ser uma alternativa para a produção de flor de sal, importante produto da indústria salineira com alto valor agregado. Além disso, o plasma se mostrou um método extremamente eficiente na extração de minerais de águas hipersalinas e pode ser estudado como uma técnica avançada de dessalinização.

Pesquisas como esta realizada pelo professor Clodomiro Alves e Liliane Almada mostram o potencial transformador que a universidade e a ciência e tecnologia podem trazer para o desenvolvimento regional, tornando as cadeias produtivas locais cada vez mais competitivas no mercado global. Assim, pode-se comprovar que a integração entre academia e setor produtivo sempre rende excelentes frutos.

Para mais informações acesse o portal da Plataforma Sabiá

https://blog.plataformasabia.com/plataforma-sabia-da-ufersa-e-destaque-em-mensagem-anual-da-presidencia-da-republica

facebook
Twitter
Follow

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *