80 anos do Rei

Foto: Divulgação

O “rei Roberto Carlos”, completa 80 anos nesta segunda-feira (19/04), nascido na pequena cidade de Cachoeiro de Itapemirim (ES). Um fato trágico aconteceu em 26 de junho de 1947, na sua cidade natal, fato esse que poderia ter mudado a vida do artista e todos nós, onde durante a festa do padroeiro da cidade, Roberto Carlos sofre um acidente na estação ferroviária que deixou sequela de amputação em uma das suas pernas. Um dos poucos relatos desse acidente é contado na música “O Divã”:
“Relembro bem a festa, o apito
E na multidão um grito
O sangue no linho branco
A paz de quem carregava
Em seus braços quem chorava”

Roberto Carlos Braga chegou a formar uma banda chamada “Os Sputniks” com Tim Maia em 1957, não durou muito pois preferiu seguir a carreira solo. O primeiro registro fonográfico de Roberto Carlos foi em 1959, em um compacto 78rpm gravado pelo fã de bossa nova com as músicas João e Maria e Fora do Tom. Em meados dos anos 1960, já consolidado na carreira, o rei liderou o movimento da Jovem Guarda, amplamente influenciado por bandas de rock internacionais e ganhou projeção no Brasil com shows de talentos transmitidos na TV aberta.
Em 1963, com o produtor Carlos Imperial, ele lançou aquele que seria seu LP rumo ao estrelato: “Splish Splash”, no qual a faixa “Parei na Contramão” caiu no gosto dos jovens brasileira. Em 1974, o rei estreia, o “Especial de Final de Ano da Rede Globo Roberto Carlos”, que é exibido até os dias atuais.
Ao celebrar seus 80 anos, o rei fará o lançamento de uma música inédita e um dueto com Liah Soares, que será a trilha sonora da nova novela das 21h da Globo.
Parabéns Rei Roberto Carlos!

Foto: Divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *