Com apenas 11 ocorrências do dia 30 de setembro até o final da tarde deste domingo (02), o pleito de 2022 para escolha de oito deputados federais, 24 deputados estaduais, senador, governador e presidente da República foi considerado “tranquilo e pacífico” pela Secretaria da Segurança Pública e da Defesa Social do Rio Grande do Norte.
Do total de ocorrências registradas pelo Centro Integrado de Comando e Controle Estadual e enviadas para a Plataforma Integrada de Operações e Monitoramento de Segurança Pública (Córtex), três foram por boca de urna; três por transporte ilegal de eleitor; duas por uso de celular, o que configura violação do sigilo do voto; duas por propaganda irregular e uma por compra de voto. O balanço é parcial. A Sesed ainda vai divulgar um novo boletim com os números definitivos de ocorrências.
O sistema de segurança no Rio Grande do Norte teve a participação da Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, das guardas municipais e do Corpo de Bombeiros Militar. As guardas de 39 municípios e os bombeiros atuaram como guardiões das urnas eletrônicas.