A Petrobras reativou nesta segunda-feira (19) o Edifício Sede Rio Grande do Norte (EDIRN), em Natal, e lançou um centro de estudo e desenvolvimento de tecnologias voltadas para parques eólicos, sobretudo offshores (em alto-mar), que vai funcionar na unidade. O evento de inauguração contou com a presença do presidente da estatal, Jean Paul Prates.
Em fevereiro deste ano, Jean Paul Prates confirmou a permanência no estado mesmo após a venda do Polo Potiguar – até o ano passado, a estatal avaliava a possibilidade de sair do estado.
O presidente da Petrobras anunciou também que pretende abrir pelo menos dois poços no Campo Pitu, na Bacia Potiguar, até o fim deste ano. O fato, no entanto, depende de licenças ambientais .
Segundo Prates, a perspectiva é de que nos próximos anos as instalações lançadas em Natal se tornem um dos principais centros de estudo e desenvolvimento de tecnologias voltadas para a instalação de parques eólicos offshore no país.
O diretor de Transição Energética e Sustentabilidade da Petrobras, Maurício Tolmasquim, explicou que a experiência do RN na produção de energias renováveis pesou na decisão da implantação do “hub” na unidade da estatal em Natal.
“O Rio Grande do Norte já possui grande força na geração de energia eólica em terra. Queremos aproveitar essa expertise, num intercâmbio de conhecido para avançar nos projetos de eólica, tanto offshore como onshore. Ter esse hub em Natal será um diferencial para a Petrobras”, disse.