O mundo com olhar de desconfiança para o Brasil

redes sociais

A imprensa internacional repercutiu com desconfiança o agravamento da pandemia da covid-19 no Brasil, que, em meio a um colapso dos hospitais em cidades de várias regiões do país, registrou neste mês de março de 2021 um recorde de casos e mortes pelo coronavirus desde o início da pandemia no ano passado. Pelo menos 18 países suspenderam voos ou impuseram outros vetos específicos aos passageiros saídos do Brasil, com medo da propagação do novo coronavírus e de suas variantes.

“Nenhum outro país que experimentou um surto tão grande ainda está lutando contra um número recorde de mortes e um sistema de saúde à beira do colapso”, afirmou o The New York Times na reportagem sobre a pandemia. O jornal ainda afirma que a vacinação, que poderia conter o aumento dos casos, também não está avançando, segundo o NYT, essa situação tem se agravado devido à dificuldade do governo em garantir as doses necessárias para imunizar os brasileiros e o ceticismo do presidente Jair Bolsonaro sobre o impacto da doença e das próprias vacinas.

O jornal britânico The Guardian ouviu o neurocientista brasileiro e professor da Universidade de Duke (Estados Unidos), Miguel Nicolelis, que pediu à comunidade internacional para desafiar o governo de Bolsonaro por não conter uma pandemia que já matou mais de 250 mil pessoas no país. Segundo Nicolelis, “De que adianta resolver a pandemia na Europa ou nos Estados Unidos se o Brasil continua sendo um terreno fértil para esse vírus?”

Se não houver uma mudança radical e rápida na forma como o país está lidando com a pandemia, o Brasil vai se tornar uma ameaça global à gestão da crise, como também um pária, rejeitado pelos demais em transações econômicas, turismo e até mesmo na cooperação e diálogo sobre as grandes questões — diz Fabio de Sá e Silva, co-diretor do Centro de Estudos Brasileiros da Universidade de Oklahoma, nos Estados Unidos.

Para Sayantan Ghosal, professor de economia da Universidade de Glasgow, o que acontece no Brasil hoje tem implicações sérias sobre a sua reputação no cenário mundial, afirmou que “O país sempre foi um exemplo, uma economia e uma democracia vibrante. Todos queriam aprender com o Brasil. Agora, a negligência e a estratégia fraca de combate à Covid colocam em risco a boa imagem construída em anos”

Diante das opiniões dos especialistas, economistas e governos mundo afora, que acompanham com perplexidade o que acontece no Brasil, sem sombra de dúvida nossa situação é preocupante. Estamos vendo os avanços no mundo com a vacinação e adoção de políticas restritivas, por exemplo, nos Estados Unidos existe a expectativa de vacinar todos até maio. No Reino Unido, a previsão é a de que todos os adultos sejam imunizados até julho. Enquanto o presidente do Brasil segue com uma atitude de negação da seriedade da pandemia.

Caro leitores reflitam…precisamos sair o mais rápido possível da situação que estamos vivendo atualmente

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *