Valkia Kelenney de Oliveira (Assistente social)
A pandemia do corona vírus, nos trouxe não só a doença, mas muitos outros aspectos de nossa vida foram por ela atingidos. Além da questão de saúde, nas questões econômica, educacional, social e psicológica evidenciamos isso.
E como tem sido a nossa reação diante esse cenário? Pensávamos que esse momento difícil faria com que nos tornássemos pessoas melhores, mais altruístas e solidárias! De fato, no início, muitas ações para ajudar os que estavam em maior dificuldade foram implementadas, por governos, empresas, instituições, pessoas famosas e até por anônimos. Vimos como é possível, quando se tem vontade, fazer a diferença na vida do outro. Mas foi apenas num dado período.
É certo que algumas pessoas, realmente, perceberam a necessidade de uma mudança no seu modo de pensar e viver a vida, não somente em relação a si mesmo, mis para como o próximo e também para com Deus. Entretanto, infelizmente, muitos têm atravessado esse momento sem nenhum aprendizado real, que tenha tido continuidade no dia a dia, em palavras e atitudes. O egoísmo, a falta de compaixão e a maldade humana continuam, e talvez, ganharam força. Uma triste realidade constatada por meio das notícias, de agressões e violência contra criança, mulher, idosos, nos casos de homicídios, estupros, pedofilia, enfim… o que nos leva a concluir que independente das circunstâncias, para termos um mundo melhor precisamos primeiramente, melhorar a nós mesmos.
O problema maior não é o vírus ou o que ele provocou no mundo; o problema maior é como temos agido e reagido. Se continuarmos assim…Que Deus tenha misericórdia de nós!