Projeto de Inovação tecnológica identifica crianças autistas e superdotadas em escolas

Foto: Sandro Menezes – Assecom/RN

Projeto capaz de identificar crianças autistas e superdotadas em escolas, empregando neurociência e inteligência artificial, foi apresentado nesta terça-feira (13/07) a governadora Fátima Bezerra, pelo professor Leandro Mattos, cientista empreendedor, professor na Singularity University Brazil e HSM University e que, atualmente, faz mestrado em neuroengenharia no Instituto Santos Dumont, em Macaíba.

A ferramenta faz parte da startup chamada CogniSigns, empresa de educação e tecnologia criada junto com a neuropsicóloga Andressa Roveda, de Florianópolis. A CogniSigns está presente no Brasil, EUA e Emirados Árabes Unidos e em breve estará em atuação também em países europeus.

A governadora Fátima Bezerra destacou o projeto e ficou entusiasmada com o alcance. “É uma satisfação conhecer programas inovadores voltados à educação, ainda mais com grande alcance social”, disse. Já o secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec), Jaime Calado, lembrou da importância da ampliação de diagnósticos. “Às vezes, por falta de conhecimento ou acesso à consulta, muitas famílias podem não chegar ao diagnóstico da TEA, por exemplo”, explicou o titular da Sedec, que esteve acompanhado de Guido Salvi, coordenador da Assessoria Técnica da pasta.

“Essas pessoas autistas são altamente funcionais e, quando identificadas, elas podem ajudar demais a sociedade. Tentamos aumentar as chances de a sociedade chegar ao diagnóstico”, explicou Leandro Mattos ao relatar a estatística da Organização das Nações Unidas (ONU) que aponta que 1 a 2% da população possui autismo, o que corresponde entre dois a quatro milhões de autista apenas no Brasil, apesar de apenas 1% dos casos terem diagnóstico.

O uso da inteligência artificial tem o objetivo de obter um mapa populacional em tempo real para identificar as regiões a serem priorizadas em suas políticas públicas para a comunidade autista e de superdotação.

Fonte: ASSECOM/RN

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