O Governo do RN, por meio da Secretaria de Estado do Turismo (SETUR), assinou convênio com o SEBRAE/RN, nesta segunda-feira (24), em ato solene no Centro de Convenções de Natal, para consultoria visando o desenvolvimento do turismo de base comunitária.
O convênio, no valor de R$ 1,2 milhão, a ser executado em 18 meses, é uma política pública de regionalização do turismo e visa atender a necessidade de interiorização do Turismo do RN e a diversificação da oferta turística potiguar com a criação de novos produtos; inclusão de comunidades tradicionais indígenas e quilombolas, geração de renda nas comunidades beneficiadas, estruturação do ecoturismo, turismo de aventura e espeleológico.
Como política pública o Governo do Estado vai atender oito municípios: Sítio Novo, Apodi e Felipe Guerra com elaboração de projeto executivo. Baia Formosa, Canguaretama e Tibau do Sul com o Turismo de Base comunitária. Parnamirim e Nísia Floresta com o estudo de turismo de visitação a baleias.
As atividades a serem realizadas são consultoria para desenvolvimento do Turismo de Base Comunitária em 4 comunidades tradicionais quilombola e indígena: Sibaúma (Tibau do Sul), Catu (Canguaretama), Trabanda e Jacu (Baia Formosa). Consultoria para estudos sobre a exploração de turismo de experiência com visitação das baleias no litural sul do RN (Parnamirim e Nísia Floresta). Criação de seis capacitações de mercado com agentes e guias de turismo nos novos territórios turísticos a serem selecionados pela SETUR/RN e SEBRAE, no formato de visitas técnicas. Criação e desenvolvimento de 11(onze) MIV (Manual de Identidade Visual dos novos territórios turísticos a serem selecionados pela SETUR e SEBRAE RN.
Também será realizado elaboração de projeto executivo de arquitetura com serviços de topografia, fundações e estrutura, instalações elétricas, hidro-sanitárias, pavimentação, serviços topográficos e orçamento para visitação a 04 (quatro) cavernas em Felipe Guerra, Lajedo Soledade, Apodi e Trilha Tapuias, Sítio Novo.
“Estamos hoje firmando parceria muito importante com o Sebrae, que tem expertise reconhecida no setor do turismo, em prol do desenvolvimento sustentável e inclusivo do RN. É o Governo olhando para as comunidades tradicionais, preservando e defendendo nossa cultura, tradições e história”, afirmou a governadora Fátima Bezerra.
Ela acrescentou que “Estamos indo além do turismo de sol e mar. São projetos para promover a diversidade, inclusiva e justa alinhados à política do Governo Federal e do Ministério do Turismo”.
Fátima Bezerra citou a iniciativa do Geoparque Seridó: “Levamos a existência do Geoparque Seridó a Portugal. Lá informamos sobre sua existência e importância e lançamos o Fórum dos Geoparques de países de língua portuguesa, que terá o primeiro encontro no próximo ano, no RN”. Ainda em apoio às atividades turísticas e econômicas, o Governo do RN está investindo R$ 62 milhões na recuperação de estradas, busca financiamento para melhorar e ampliar a malha viária e está realizando a campanha ‘Visite o RN, destino que acolhe’, para atrair visitantes.