Governo inicia formação de 150 novos bombeiros militares

O Governo do Estado, através do Corpo de Bombeiros Militar (CBM) iniciou nesta terça-feira (17/08) o curso de formação de 150 novos bombeiros. A aula inaugural do Curso de Formação de Praças 2021 (CFP/BM) aconteceu no Centro de Convenções com presença da governadora professora Fátima Bezerra. Além desta turma, o CBM tem 20 alunos-oficiais em treinamento nos estados da Paraíba e Minas Gerais. “É emocionante estar aqui na condição de governadora neste momento emblemático na vida de vocês. Sei que não foi fácil chegar até aqui. O Corpo de Bombeiros é uma instituição estratégica e muito querida pela sociedade. Integra o sistema de segurança do Estado e tem o importante papel de proteger as pessoas e promover mais segurança e paz ao RN. Zelem pelo CBM”, disse a governadora.
A turma é composta por 134 homens e 16 mulheres, que se submeteram a concurso público realizado em 2017, que durante 10 meses terão 1.900 horas-aula de treinamento e capacitação. Eles terão aulas de combate a incêndio, salvamento terrestre, aquático, veicular, em altura, busca, resgate e salvamento, atendimento pré-hospitalar, sistema de combate a incêndio e pânico, legislação, treinamento físico militar, defesa civil.
Comandante do CBM, coronel Luiz Monteiro, reforçou as palavras da Governadora: vocês são os futuros soldados do fogo. São 150 guerreiros e guerreiras que serão formados para proteger a vida e o meio ambiente. Serão forjados pelo treinamento e pela doutrina bombeirista para defender a sociedade norte-rio-grandense. Esta é a nossa razão de existir. Esta é a maior turma de praças na história do CBM RN que existe há 104 anos”.
Luiz Monteiro agradeceu à administração estadual pelo articulação multi-institucional, incluindo as secretarias de Segurança Pública, de Infraestrutura – pela reforma do Centro de Formação e Aperfeiçoamento, secretaria de Planejamento, de Administração, Administração Penitenciária, comandos da PM, da Polícia Civil, ao Itep, à comissão de candidatos, ao Ministério Público, ao Tribunal de Contas do Estado e à decisão da Governadora de chancelar a convocação dos 332 concursados.
No evento acompanharam a governadora os secretários de Estado Ana Maria Costa (Turismo), Gustavo Coelho (Infraestrutura), secretário adjunto da Segurança Pública, Osmir Monte, diretora geral de Polícia Civil, Ana Cláudia Saraiva, subsecretário de Recursos Humanos da secretaria de Administração (Sead), Eridan Magalhães, coronel Francisco Alvibá, diretor de ensino da PM representou o comandante Alarico Azevedo e o diretor-geral do Itep, Marcos Brandão.

Fotos: Raiane Miranda

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *