Lançamento da pedra fundamental para a construção da Casa da Mulher Brasileira em Mossoró

Em visita ao RN, nesta sexta-feira (13/08), a ministra Damares do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos participou lançamento da pedra fundamental para a construção da Casa da Mulher Brasileira em Mossoró. A unidade será construída na Estrada da Raiz em terreno cedido pela prefeitura do município. A Casa da Mulher Brasileira tem como principal objetivo ajudar no combate à violência contra a mulher, ofertando as vítimas vários serviços e amplo apoio. O lançamento é uma das atividades da campanha Agosto Lilás, que é mobilização de conscientização sobre a violência doméstica.

A ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Damares Alves, ressaltou que Mossoró é a primeira cidade do interior do Nordeste a receber uma Casa da Mulher Brasileira. Com a parceria entre Governo Federal e Prefeitura de Mossoró promoverão acesso de mulheres vítimas de violência um apoio integrado.

A Casa da Mulher Brasileira é uma estratégia do Governo Federal para reduzir a violência contra a mulher. A unidade é um espaço que reúne diversos serviços de atendimento às mulheres em situação de violência, dentre eles, acolhimento e triagem, apoio psicossocial, delegacia especializada, Promotoria de Justiça especializada, Núcleo Especializado da Defensoria Pública, Juizado de Violência Doméstica, alojamento de passagem, brinquedoteca, central de transporte e ações de autonomia econômica. No espaço, as mulheres também são incentivadas a participar de cursos para alcançar a autonomia financeira, uma ferramenta de apoio para dar independência econômica às vítimas, já que muitas dependem financeiramente do agressor.

Fotos: Célio Duarte/PMM

Participaram da solenidade de lançamento a secretária nacional de Políticas para Mulheres, Cristiane Britto, o vice-prefeito Fernandinho, o deputado estadual Albert Dickson (PROS-RN), a secretária das Mulheres Juventude e Igualdade Racial Júlia Arruda, o vereador Lamarque Oliveira representando a Câmara Municipal de Mossoró.

Fonte: prefeitura de Mossoró

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *