Professores estaduais fazem parada de advertência em busca de reajuste salarial

A Rede Estadual do RN de ensino paraliza suas atividades nesta terça-feira (11), a mobilização, organizada pelo Sindicato dos Profissionais da Educação do RN (Sinte/RN), tem como principal pauta a implementação do reajuste de 6,27% no piso salarial da categoria para 2025. Pela manhã, em frente à Assembleia Legislativa, acompanharam a leitura da mensagem anual da governadora Fátima Bezerra (PT).

No período da tarde, a partir das 14h, os trabalhadores da educação irão se reunir no auditório do Sinte/RN, no bairro Cidade Alta, para a primeira Assembleia da Rede Estadual em 2025. Durante o encontro, os servidores discutirão estratégias para pressionar o governo a atender suas demandas, incluindo a possibilidade de novas paralisações.

Em Natal, em frente à Assembleia Legislativa

Os professores temporários também protestam pois não receberam o pagamento de 1/3 de férias e o décimo terceiro. “É lamentável o governo não ter pago o 13° dos professores/as celetistas, e o 1/3 de férias também. No caso do 13°, o argumento foi a decisão do STF e que não constar no contrato”, disso o professor Rômulo Arnaud, coordenador geral do SINTE RN. Rômulo ainda complemente; “Em relação ao 1/3 de férias, consta no contrato, porém não foi pago. Até onde vai essa precarização do trabalho do professor/a?”, questiona o descaso da secretaria de educação com os profissionais do magistério.

Em Mossoró, Sinte-RN

O Sinte/RN classificou como “falta de sensibilidade” da governadora Fátima Bezerra (PT) a ausência de uma proposta que contemplasse os professores. A entidade afirma que o governo precisa se comprometer de forma efetiva com a valorização da classe e com a implementação das pautas que envolvem tanto os professores quanto os demais profissionais da educação.

Vendo esses protestos entende-se que o governo estado do RN vai na contramão do governo federal que tem lançado programas de iniciativo e valorização dos professores como por exemplo o programa Mais Professores para o Brasil.

fica aqui um questionamento:
Como um jovem pode se interessar pelo magistério se essa valorização não acorre de maneira efetiva?

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