Projeto para caminhoneiros e caminhoneiras é lançado em Mossoró

O projeto intitulado “Ponto de Parada e Descanso” foi lançado em Mossoró. Equipes da Atenção Primária à Saúde e Agentes Comunitários de Saúde (ACS) passaram por capacitação nesta quinta-feira (18) com técnico da coordenação do Programa Saúde do Homem, do Ministério da Saúde, José Maria Viana dos Santos.

Mossoró foi uma das 80 cidades contempladas com o programa, sendo a única do Rio Grande do Norte. Coordenadora da Atenção Integral à Saúde da Mulher e do Homem, da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Suiann Costa explica como o projeto será desenvolvido.

“Esse projeto do Ministério da Saúde denominado “Ponto de Parada e Descanso” foi lançado em Mossoró e tivemos a capacitação de nossas equipes que vão trabalhar diretamente no programa. Ele vai ocorrer em dois postos de combustíveis. Um deles ficará em um posto no bairro Aeroporto e o outro na altura do Sumaré”, disse Suiann, acrescentando que as Unidades Básicas de Saúde próximas a esses locais servirão com unidades de referência. Essas unidades de referência vão dar apoio aos caminhoneiros e caminhoneiras que vão receber esse cartão identificado. Esses profissionais poderão procurar os serviços de referência que vamos ter. Trabalharemos todos os meses uma ação macro nesses postos”, completou.

Essas ações vão iniciar no final do mês de setembro, como adianta a enfermeira referência das 2ª e 8ª regiões de saúde do Rio Grande do Norte, Elisa Freitas.

A primeira ação abordará o “Setembro Amarelo”. Nestes pontos de parada o Município vai disponibilizar as unidades de saúde que vão servir de referência para o caminhoneiro ser atendido. Ficou acordado entre as partes que o caminhoneiro terá livre acesso.

Os benefícios desse projeto não são apenas para os profissionais, como também para os estabelecimentos e à sociedade. Entre as vantagens destacam-se: diminuição dos acidentes por falhas humanas devido ao cansaço; redução de roubos e furtos; desestímulo às práticas de prostituição e uso de drogas; e estímulo à modernização dos estabelecimentos, entre outros.

Foto: Walmir Alves (SECOM/PMM)

 

 

facebook
Twitter
Follow

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *